A arte e a ciência de conversar no seu evento, empresa ou instituição de ensino.
Inteligência artificial: sobrevivendo ao hype
O CEO do Google, Sundar Pichai, declarou que a Inteligência Artificial trará para a humanidade uma mudança tão grande quanto o fogo e a eletricidade. Bombástico, não é? Este é o problema.
Ao mesmo tempo, jornalistas, cientistas e linguistas avisam que não é bem assim, que tecnologias como ChatGPT não passam de “um auto-completar do teclado, turbinado”.
O progresso da inteligência artificial generativa chegou em um ponto da curva de aceleração em que toda semana tudo muda mais do que conseguimos absorver e logo vem a sensação de que tudo está saindo do controle. Empregos serão perdidos? Carreiras deixarão de existir? Vamos viver a revolta das máquinas? Ou é tudo fumaça para fazer o preço de ações subir?
Durante toda sua carreira Cris Dias encarou a tecnologia com uma abordagem ao mesmo tempo otimista e cautelosa. Viu e influenciou de dentro as maiores mudanças que a tecnologia causou na sociedade nos últimos 25 anos, ao mesmo tempo em que evitou entrar no clima de oba-oba que toda nova tecnologia traz.
Esta é uma palestra que responde às grandes perguntas sobre IA com “ninguém tem a resposta”. Mas já sabemos algumas coisas para pelo menos nos prepararmos no caminho.
Conversas difíceis
Na escola e em casa aprendemos várias coisas, da matemática a como escovar os dentes corretamente. Só que na hora de conversar com os outros — especialmente no ambiente de trabalho nas temidas conversas difícieis — caímos na armadilha de que é só usar “carisma” e “bom senso”.
Nesta palestra ou workshop Cris Dias vai usar toda sua experiência como líder em empresas como a Meta e o BuzzFeed, onde liderou equipes de dezenas de pessoas, para ajudar os profissionais a ter conversas produtivas, que constroem relações e criam equipes de sucesso.
O ofício da história
Ao contrário do que todo mundo imagina, contar boas histórias é como qualquer outra área criativa: 1% inspiração e 99% transpiração. Um ofício a ser aprendido e praticado.
Neste workshop ou palestra em formato de entrevista, Cris Dias vai conversar com a sua equipe sobre o suor de contar histórias, como vem fazendo há mais de 4 anos no Boa Noite Internet e ao longo de toda a sua carreira de comunicador em empresas como Facebook e BuzzFeed.
Pense como um engenheiro; Crie como um artista
Desde o início da Era Industrial o que se espera de uma profissão é muito simples: o domínio de técnicas e ferramentas. No século 21 isto não é mais suficiente e as empresas esperam das suas equipes criatividade, mesmo para quem só trabalha com números e planilhas. Saímos de um modelo onde o bom profissional é aquele que já tem as respostas para problemas conhecidos para um onde se destaca quem sabe fazer novas perguntas e como encontrar as respostas de maneira mais rápida e barata. Que é exatamente como artistas sempre operaram.
É um velho chavão dizer que “todo mundo é criativo”, mesmo em profissões altamente técnicas e especializadas. No mercado de trabalho movido a resultados exatos, numéricos, a criatividade parece ser coisa de quem fica com a cabeça nas nuvens sem gerar valor ao negócio. É possível aprender alguma coisa com os maiores gênios artísticos do mundo?
Nesta palestra ou workshop Cris Dias vai trazer sua experiência profissional unindo arte com ciência para mostrar uma nova maneira de encarar o trabalho: pensando como um artista.
Apresentashow
Como dominar a arte da apresentação corporativa e não ser escravo do PPT
A vida profissional tem algumas certezas inevitáveis. A maior delas é que um dia, não importa quem você seja, vai precisar fazer uma apresentação. É hora de vencer o desespero, abrir o Power Point e começar a montar os slides, certo?
Não é bem assim! Nesta palestra ou workshop, Cris Dias vai contar tudo o que aprendeu fazendo apresentações e workshops com as maiores empresas do mundo — incluindo seus fracassos.
Spoiler: abrir o Power Point é a última coisa a se fazer.
Daora viver no futuro
Já dizia o filósofo italiano Enio Flaiano (nos anos 1960!) “Vivemos em uma era de transição. Como sempre.” A cada dia o mundo da tecnologia traz uma palavra nova, um conceito, uma solução para problemas que a gente nem sabia que tinha. O quanto disso é só buzzword e o quanto realmente vai mudar a nossa vida? E por falar em buzzword, como viver sem o fear of missing out de todas essas novidades?
Nesta palestra Cris Dias vai traduzir para a linguagem das pessoas não técnicas toda essa linguagem cifrada do mundo sempre em movimento, com o olhar crítico que o tornou um dos mais respeitados profissionais do mercado de não achar que só porque é novidade tudo automaticamente é bom.
O trabalho não é o trabalho
Nascida a partir de alguns um dos episódios de maior sucesso do Boa Noite Internet, esta palestra fala sobre como encarar as escolhas de carreira, para quem ainda está começando ou quem se vê em alguma encruzilhada. Vivemos em uma sociedade que põe valor demais nas nossas profissões e empregadores — a ponto de ser quase um sobrenome. O problema muitas vezes temos uma visão errada do que é “o trabalho”, desde a época em que nos perguntam o que quereremos ser quando crescer.
Mestre de cerimônias do seu evento
Toda a experiência do Cris de contar histórias a serviço do seu evento: apresentação, mediação e preparação dos palestrantes.